Para os jovens do 3º Ano do Ensino Médio que estão pensando em fazer vestibular e querem saber se podem fazer UnB ainda esse ano...

Você sabia que a legislação possibilita a conclusão antecipada do Ensino Médio?
Você sabia que antigamente existia o "terceirão", que os estudantes já se matriculavam para concluir em seis meses?
Você sabia que em outros estados não é necessário ingressar com demanda judicial para conclusão antecipada, bastando que a própria escola faça a certificação antecipada?
Você sabia que aqui no DF foi o Conselho de Educação que editou norma INFRALEGAL que impossibilitou a conclusão antecipada pelas próprias escolas?
Você sabia que a partir dessa decisão do conselho milhares de estudantes passaram a ingressar com demandas judiciais para conclusão antecipada, quando aprovados no vestibular, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA)?
Você sabia que em 2016 a UnB tentou "barrar" esses estudantes colocando no edital a necessidade de comprovar, NO ATO DA INSCRIÇÃO, a conclusão do Ensino Médio?
Você sabia que nesse mesmo ano ingressei com ação, pela AFAUnB e obtive medida judicial para que a UnB não pudesse fazer tal exigência ilegal?
Você sabia que a UnB foi obrigada a aceitar as inscrições dos jovens que cursavam o terceiro ano?
Você sabia que nossos tribunais, especialmente o TRF1, entendem que a certificação deve ser apresentada quando da MATRÍCULA no curso superior?
Você sabia que a UnB não exige mais a certificação antecipada? E que somente pode exigir quando da MATRÍCULA?
Você sabia que o próprio ENEM pode certificar o Ensino Médio e que a exigência de 18 anos para tanto já foi afastada por diversas vezes judicialmente?
Você sabia que hoje eu recebi a notícia alegre de que uma cliente se formou em Gestora de Políticas Públicas da Unb?
Vc sabia que já advoguei para alunos que hoje se formaram em medicina, direito, engenharia, todos pela UnB?
Sim, o vestibular é pra todos aqueles que comprovem condição intelectual para tal! Eu costumo a dizer que se as escolas acham que os alunos não tem maturidade para a universidade que então não deixem pros últimos 6 meses do Ensino Médio para ajuda-los a adquiri-la!!! O aluno tem longos anos no ensino fundamental e médio e todos sabemos que o 3º ano é um verdadeiro preparatório pro vestibular.!
Por isso mesmo, cada dia estou mais segura de que advogar pra esses jovens brilhantes e vê-los crescerem e se desenvolverem é a melhor decisão:)
E parabéns as escolas que pensam assim e fazem todo o possível pra auxiliar essa turma! Um dia não será mais necessário ação judicial, desde que o CEDF resolva a questão pela esfera administrativa!! Não vou nomeá-las porque para as escolas isso causa problemas...
Sigo cumprindo minha tarefa, constitucional, em busca da justiça e progresso para esses jovens brilhantes!!!