quinta-feira, 7 de julho de 2016

Prezados Alunos,

o resultado do vestibular da UnB se aproxima e é importante que os estudantes do Ensino Médio estejam preparados para nova batalha judicial.
A conclusão do Ensino Médio terá que ser feita de forma antecipada e para isso os alunos deverão fazer o pedido judicialmente. 
Os documentos necessários são:
- cópia RG e CPF aluno
- cópia RG e CPF pai/mãe
- declaração de escolaridade
- histórico escolar
- comprovante de aprovação no vestibular
- negativa do supletivo em matricular/avaliar

Atenção para o pedido de histórico escolar! A escola não pode condicionar a emissão documento à transferência do aluno. Além disso é necessário verificar o prazo solicitado pela escola para emissão. Caso no dia do resultado o aluno não tenha o documento em mãos, a recomendação é que não aguarde para entrar com a demanda. Os próprios boletins acompanhados da declaração de escolaridade são suficientes para ajuizar a demanda.

Os alunos que possuem certificações, cursos, premiações devem também documentar na ação, comprovando a capacidade intelectual e preparação.

Importante dizer que em todas as nossas demandas para conclusão em razão de aprovação no vestibular 2016 do Ceub, tivemos êxito, o que demonstra que o TJDFT está cada vez mais favorável a tese dos alunos.

Não deixe pra última hora! Deixe tudo organizado, se informe, tire dúvidas e quando a aprovação chegar, o caminho será mais tranquilo e rápido para conquistar a conclusão do grau!




segunda-feira, 18 de abril de 2016

VESTIBULAR UnB- alunos Ensino Médio - como se inscrever

Prezados alunos, alguns tem perguntado como podem fazer pra se inscrever no vestibular da UnB 2016 já que há restrição para os estudantes do Ensino Médio.
O melhor a fazer é ingressar com ação judicial na Justiça Federal para declarar a ilegalidade da disposição editalícia e conseguir efetivar a inscrição.
Ano passado a UnB fez idêntica restrição e a Justiça Federal concedeu liminar, amparando diversos estudantes que conseguiram afastar a exigência e realizar o vestibular.
Uma dessas associações, a AfaUnB, conseguiu liminar que amparou TODOS os associados, não conseguindo a UnB, sequer em grau de recurso, reafirmar os absurdos do edital.
Isso porque a exigência é ilegal. Conforme a legislação (LDB) e o entendimento jurisprudencial, o momento de comprovar a conclusão do grau é no ato de MATRÍCULA e não na inscrição para o certame.
O estudante pode promover a demanda individual ou participar da demanda de qualquer  das associações que representam os alunos.
Quanto a demanda da AfaUnB, que contempla seus associados, a mesma já foi protocolizada e aguarda o deferimento liminar para que os associados 2016 também possam efetivar suas inscrições.

blog da AfaUnB: http://afaunb.blogspot.com.br/

segunda-feira, 21 de março de 2016

VESTIBULAR 2016 UnB e novas restrições para alunos do Ensino Médio

Fontes internas garantem que o próximo edital do vestibular da Universidade de Brasília virá, novamente, com restrições aos alunos do Ensino Médio, impedindo os mesmos de se INSCREVEREM no certame.
Ano passado foram muitas ações e os magistrados da justiça federal se manifestaram, diversas vezes, favoráveis à tese dos alunos.
A exigência editalícia de conclusão do Ensino Médio é, sem sombra de dúvida, ilegal e com o objetivo claro de evitar que os aprovados busquem judicialmente seus direitos. Isso é claro já que, se os alunos não fizerem o vestibular, naturalmente não serão aprovados e não recorrerão ao Judiciário para a conclusão antecipada do grau, até então impedida pelo Conselho de Educação do DF.
O que não é tão claro são as razões para a Universidade adotar esse posicionamento. É sabido que as instituições privadas não querem perder seus alunos que, aprovados ainda no 3º ano, são aprovados e seguem a vida acadêmica. Já a UnB, não sei dizer a razão...
Não há pesquisas que indiquem maior evasão de estudantes que passaram nessas circunstâncias. É impressionante que uma instituição de ensino superior do nível da UnB tenha essa postura. Isso porque geralmente noticia à impressa fatos isolados e ainda não deu a devida atenção ao tema.
O importante é saber se os jovens do 3º ano, que concluíram 50% do último ano do EM realmente estão preparados, em uma comparação objetiva com os demais aprovados que já finalizaram a etapa.
Alguns alunos e a AFAUnB já se preparam para evitar novamente essa arbitrariedade que não possui qualquer embasamento legal ou até mesmo científico e garantir aos alunos do Ensino Médio a inscrição e realização do vestibular.
Em breve teremos mais novidades sobre o tema... Espero que dessa vez o Sr. Reitor nos receba e ouça o que os alunos e seus representantes tem a dizer.