segunda-feira, 21 de março de 2016

VESTIBULAR 2016 UnB e novas restrições para alunos do Ensino Médio

Fontes internas garantem que o próximo edital do vestibular da Universidade de Brasília virá, novamente, com restrições aos alunos do Ensino Médio, impedindo os mesmos de se INSCREVEREM no certame.
Ano passado foram muitas ações e os magistrados da justiça federal se manifestaram, diversas vezes, favoráveis à tese dos alunos.
A exigência editalícia de conclusão do Ensino Médio é, sem sombra de dúvida, ilegal e com o objetivo claro de evitar que os aprovados busquem judicialmente seus direitos. Isso é claro já que, se os alunos não fizerem o vestibular, naturalmente não serão aprovados e não recorrerão ao Judiciário para a conclusão antecipada do grau, até então impedida pelo Conselho de Educação do DF.
O que não é tão claro são as razões para a Universidade adotar esse posicionamento. É sabido que as instituições privadas não querem perder seus alunos que, aprovados ainda no 3º ano, são aprovados e seguem a vida acadêmica. Já a UnB, não sei dizer a razão...
Não há pesquisas que indiquem maior evasão de estudantes que passaram nessas circunstâncias. É impressionante que uma instituição de ensino superior do nível da UnB tenha essa postura. Isso porque geralmente noticia à impressa fatos isolados e ainda não deu a devida atenção ao tema.
O importante é saber se os jovens do 3º ano, que concluíram 50% do último ano do EM realmente estão preparados, em uma comparação objetiva com os demais aprovados que já finalizaram a etapa.
Alguns alunos e a AFAUnB já se preparam para evitar novamente essa arbitrariedade que não possui qualquer embasamento legal ou até mesmo científico e garantir aos alunos do Ensino Médio a inscrição e realização do vestibular.
Em breve teremos mais novidades sobre o tema... Espero que dessa vez o Sr. Reitor nos receba e ouça o que os alunos e seus representantes tem a dizer.