O edital do vestibular da UnB 2018 já saiu e novamente os alunos do Ensino Médio ficam se perguntando como farão a inscrição eis que ainda não concluíram o Ensino Médio.
Bom, primeiramente vamos dizer o que NÃO FAZER. Se você deseja concorrer a uma das vagas e não está fazendo o vestibular para TREINO, NÃO SE INSCREVA COMO TREINEIRO.
Na verdade a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a própria Constituição Federal garantem acesso aos mais elevados níveis de ensino, de acordo com a capacidade intelectual de cada um.
Isso quer dizer que se você está devidamente preparado e prestes a concluir o Ensino Médio você pode se candidatar a uma vaga na UnB, lembrando que infelizmente nosso Conselho local de Educação entende que isso não é possível razão pela qual se você for aprovado terá que ingressar com uma demanda judicial para conseguir concluir o Ensino Médio em tempo.
Isso porque tanto o Edital da UnB quanto a jurisprudência do TRF1 e TJDFT entendem que você precisa comprovar a conclusão no ato de REGISTRO! Isso mesmo! O momento da comprovação é no ato de registro e não no ato de inscrição no vestibular.
Já atendi alunos brilhantes que passaram para Medicina, Direito, Arquitetura e conquistaram seu lugar na UnB.
Mas ai surge a dúvida... como vou responder no ato da inscrição já que preciso dizer que conclui o Ensino Médio e não conclui?
Pois é, esse é o dilema de todos os anos. Mas vale dizer que mais de 1000 alunos já foram aprovados dessa maneira e que nunca houve qualquer problema por terem clicado na opção de conclusão do Ensino Médio.
Apesar do Conselho de Educação e de algumas escolas privadas amedrontarem os alunos e dizerem que estes estão prestando declaração falsa, sujeitos inclusive a responder penalmente, isso não condiz com a realidade.
Ora, se trata de um sistema fechado em que o aluno não tem qualquer possibilidade de marcar outra opção, sendo praticamente obrigado a marcar a opção de concluinte do Ensino Médio.
É certo que se UnB fizesse o procedimento correto esse problema não existiria, mas infelizmente não é assim que acontece.
Assim, considerando todos os anos anteriores e que a UnB deixou de exigir (indevidamente) o certificado de conclusão no ato da inscrição é certo que os candidatos precisam optar como concluintes do Ensino Médio.
Vale destacar que no ano passado a UnB exigiu indevidamente o certificado no ato da inscrição e teve que aceitar todos os alunos que ingressaram com ação judicial e não se sujeitaram a isso.
Esse ano a UnB reviu seu posicionamento e não está mais exigindo o certificado quando do ato da inscrição sendo certo de que o CANDIDATO somente terá que apresenta-lo quando aprovado, no ato do REGISTRO.